Depressão o Mal do Século 21
- wagnerpinna
- 1 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Depressão O MAL DO SÉCULO XXI
Nos dias atuais, é comum encontrar alguém falando que está deprimido, ou conhecer alguém que está deprimido. Mas quando esse sentimento chega até nós? Somos capazes de identificar, de avaliar se o que estamos sentindo é depressão?
Esta indagação quase nunca é levada a sério e o que geralmente se faz é deixar que o tempo passe e com ele esse abatimento.

Com frequencia encontro pessoas que chegam no meu consultório, infelizes, desanimadas, sem alegria para fazer nada, e sem nenhuma doença física que justifique tais sintomas. Com a depressão, o rendimento escolar da criança cai, o trabalho dos adultos é prejudicado e tudo isso acaba por afetar ainda mais o indivíduo deprimido.
Dentre os principais sintomas da depressão podemos destacar: tristeza sem motivo aparente, sensação de inutilidade, sensação de cansaço, redução da capacidade de concentração, perda de apetite, dor crônica em variadas partes do corpo, insegurança, medo e “choro fácil” sem aparente motivo, diminuição da libido, ansiedade, irritabilidade fácil, hipocondria, distúrbios do sono, falta de esperança, pensamentos suicidas e etc.
Importante dizer que esses sintomas podem surgir com intensidade pequena e se não forem cuidados ficarem mais severos, e não significa que a apresentação de algum sintoma seja caso de depressão, por isso é importante a consulta com um psicólogo.
O tratamento da depressão pode ser realizado através de psicoterapia que em casos leves e moderados é bastante eficaz. O indivíduo traz suas questões e o terapeuta analisa e explica os seus sintomas, e desse modo vai tirando-lhe a angústia e a ansiedade, explorando cada possível fator envolvido. Em casos mais severos talvez seja necessário tratamento através de fármacos receitados por um médico para que o indivíduo consiga uma melhora e então fazer um acompanhamento clínico psicológico.
A depressão é uma enfermidade e não podemos vencê-la sozinhos, se faz necessário o auxilio de um psicólogo que ajudará entender, e tratar a depressão, de modo que o indivíduo tenha equilíbrio emocional para viver de forma saudável.
Wagner Pinna - CRP 05/41305
Comments